PrivacyTools - LGPD - Linkedin
Categorias
Blog

4 casos de uso de blockchain para quem quer otimizar processos.

Ao falarmos de blockchain, é comum que a primeira coisa que venha em mente sejam as criptomoedas. Porém, o potencial dessa tecnologia se estende muito além delas. Precisamos, portanto, passar a perceber o blockchain como uma maneira de armazenar informações de forma segura, rápida e descentralizada.

A partir desse entendimento torna-se possível explorar o potencial de impacto da tecnologia blockchain em diversas áreas. Inclusive, sendo possível otimizar processos de atividades, devido ao alto nível de segurança da tecnologia, com códigos utilizados em suas transações tornando as informações imutáveis, evitando assim possíveis fraudes. 

A credibilidade, eficiência e transparência são mecanismos que vem ganhando cada vez mais importância para as empresas. Portanto, ter acesso a uma tecnologia que tenha suas operações mais confiáveis, auxiliando na otimização de processos e ainda reduzindo custos, torna-se um grande diferencial.

Vendo na prática.

A utilização do blockchain pode trazer ótimos resultados para uma organização. Podemos observar isso em quatro casos que separamos:

O caso da Nasdaq.

A Nasdaq é um mercado de ações automatizado dos Estados Unidos, focado em tecnologia. A empresa passou a fazer manutenção de registros com o Blockchain aliado a LINQ, uma ferramenta de gerenciamento em nuvem que controla e emite ações de determinada empresa. 

Após a implementação da tecnologia, os custos de auditoria e a burocracia reduziram. Além de ganhos como a verificação mais transparente e a maior inviolabilidade dos dados de cada empresa.

Na aviação.

A SITA, junto aos principais parceiros da indústria de aviação, lançaram o projeto MRO Blockchain Alliance. A aliança possui as organizações líderes na cadeia de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO). O projeto utiliza a tecnologia blockchain para monitorar, rastrear e registrar partes e peças de aeronaves. 

Tornando possível o rastreio das peças de forma simples e ainda acelerando esse rastreamento. É o uso do blockchain para possibilitar o compartilhamento seguro de informações entre as partes interessadas.

Do cultivo, ao prato.

A empresa Australiana AgriDigital possui um case de sucesso na utilização de blockchain na produção de grãos. Através da tecnologia, o consumidor tem a possibilidade de rastrear o grão que está na sua mesa até o seu local de cultivo podendo, inclusive, verificar a existência de um número elevado de agrotóxicos na origem dos alimentos.

Ainda no ramo alimentício, em terras brasileiras temos o Carrefour, desde 2019, junto a Safe Trace, utilizando o blockchain em todas as suas lojas de São Paulo. Tornando possível rastrear seus produtos e garantir a confiança para seus clientes. Apesar da tecnologia não estar disponível em todos os produtos comercializados pela marca, aqueles que possuem etiqueta com QR Code já permitem ao consumidor conhecer informações específicas de cada lote. Como por exemplo, nome do criador, localização da fazenda e condições de transporte até os frigoríficos chegar às lojas do Carrefour.

Transparência é a chave do Blockchain.

Por utilizar a blockchain a garantia de transparência já está em seu conceito, pois a tecnologia permite que as informações fiquem disponíveis publicamente, porém de uma forma criptografada. Assim, só os envolvidos nas transações conseguem ter acesso ao conteúdo das mesmas.

E a relação com a LGPD?

Na Privacy Tools, está disponível o módulo de Auditoria em Blockchain. Ele permite que seja realizado o armazenamento de logs sensíveis, ou aqueles sob os quais a empresa deseja se resguardar. Possuindo a imutabilidade dos registros e tornando-os uma prova confiável e irrefutável.

A partir dele é possível fornecer a prova de consentimento, uma das bases legais para o tratamento de dados pessoais. Caso a empresa decida por utilizar essa base legal, o blockchain ajuda a fornecer uma prova inquestionável quanto ao consentimento realizado.

Quer ver como o blockchain pode ajudar sua empresa? Faça o teste grátis da plataforma Privacy Tools!