A importância da gestão de cookies com a LGPD

O seu site está utilizando cookies? Eles são muito comuns na internet e estes pequenos arquivos são responsáveis por armazenar os dados de quem visita sua página na web. Eles personalizam a experiência do usuário e facilitam o transporte de informações entre páginas do seu domínio (como por exemplo: manter os produtos selecionados no carrinho em lojas online ou guardar preenchimentos de formulários).

Se o seu site utiliza esse tipo de ferramenta, saiba que será necessário fazer a gestão adequada dos cookies para que sua empresa esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A lei entrará em vigor em agosto de 2020, e as empresas que não estiverem adequadas podem sofrer multas de até 2% do faturamento anual ou até R$ 50 milhões.

 

A permissão de cookies é necessária para a LGPD

Os cookies permitem que o seu site acesse informações sobre o visitante, o que pode configurar uma violação da privacidade destes usuários. Por isso, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, cada usuário deverá saber quais cookies o site utiliza, e ter a possibilidade de escolher se deseja autorizar o uso deles ao entrar em um site.

Com esta permissão, a comunicação fica mais clara entre a empresa e os usuários e o cliente saberá, por exemplo, por que está vendo anúncios de seu negócio nas redes sociais após visitar o seu site, afinal esse tipo de publicidade precisa dos cookies. O usuário também terá ciência de que o histórico e o comportamento de uso serão acessíveis para a empresa.

Antes de pensar em não utilizar esse tipo de ferramenta, saiba que os cookies são importantes para que a experiência do visitante seja melhor e ele possa poupar tempo. Além disso, com essas informações obtidas, você tem dados necessários para o marketing digital, principalmente sobre o tráfego no seu site. Você poderá saber o tempo de permanência em cada página, além de dados importantes sobre as fontes das visitas.

Então, o melhor é realmente fazer o melhor uso dos cookies, com o consentimento dos usuários e uma boa comunicação. Faça com que os visitantes entendam a importância dessas informações e tenham confiança de que elas estão seguras com a sua empresa. Além disso, dê o caminho para que os usuários possam permitir apenas os cookies necessários ao uso do site e também saibam excluir esses dados de navegação.

 

Conte com ajuda profissional na gestão de cookies

Você não precisa ser um especialista em proteção de dados ou ter um grande equipe na sua empresa para estar de acordo com a LGPD. A utilização de soluções que simplificam este procedimento de conformidade são fundamentais para auxiliar as empresas a gerenciarem melhor as informações dos usuários, gerando mais segurança, transparência e credibilidade.

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