Controle seu programa de privacidade
com a mais completa ferramenta nacional


    Teste grátis

    Para continuar, preencha seus dados e entraremos em contato.







    x
    Categorias
    Blog

    As informações pessoais em primeiro lugar na proteção de dados.

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Um estudo de Tendências Globais em Criptografia 2020, do Ponemon Institute, mostrou que com o aumento de iniciativas digitais, os profissionais de TI estão considerando a proteção de dados pessoais dos seus clientes como prioridade número um.

    A criptografia passou a ser um requisito para proteger informações pessoais dos consumidores, sendo prioridade de 54% dos participantes do estudo. Enquanto que a conformidade obteve 47% das respostas. Para realizar a implantação da criptografia nas empresas, 60% dos entrevistados planejam fazer uso de blockchain.

    O maior desafio no planejamento e execução de uma estratégia de criptografia, para 67% dos entrevistados, é a descoberta de dados. Erros dos funcionários são a ameaça mais significativa para dados confidenciais. E isso acaba aumentando com a quantidade crescente de trabalhadores no formato remoto, visto que os dados são utilizados fora do ambiente da empresa e é possível realizar cópias dos dados em dispositivos pessoais e em sistemas de nuvens. 

    E essa demanda por criptografia impulsiona também o crescimento no uso dos Módulos de Segurança de Hardware (HSMs) para ter um ambiente rígido e resistente a violações. Seja para assinatura de código de criptografia de big data, assinatura de código ou para proteger o acesso a aplicativos em nuvens públicas. 

    Uso da criptografia

    Enquanto dados relacionados a pagamentos e registros financeiros são os que apresentam maior probabilidade de serem criptografados, com 54% das respostas, o tipo de dados com menor probabilidade de ser criptografado pelas organizações são as informações relacionadas à saúde. Apenas 25% dos entrevistados optam por essa opção, o que surpreende, visto a grande importância em proteger dados no setor da saúde.

    No Brasil

    O estudo também mostra as tendências em criptografia em nosso país. Apesar de ser o segundo menor em uso de criptografia, está 9% acima da média da indústria em criptografia para serviços de nuvem pública. Tendo 97% das respostas considerando importante os recursos de gerenciamento de soluções de criptografia.

    Mas é o Brasil que apresenta o segundo maior uso de HSMs em nuvem, ficando atrás apenas do Taiwan. Havendo ainda um grande aumento no planejamento de uso desses Módulos para os próximos 12 meses. 

    O Ponemon Institute

    O Ponemon Institute colaborou com a nCipher Security, uma empresa Entrust Datacard e que atua mundialmente em módulos de segurança de hardware (HSMs), para a 15ª pesquisa global sobre como e porque as organizações implantam a criptografia.





    ×