GRPCOM se adequa à LGPD com PrivacyTools.
Grupo Paranaense de Comunicação implementou o projeto de proteção de dados com apoio da startup gaúcha.
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está em vigor desde agosto de 2020 e passa a aplicar penalidades a partir de agosto de 2021. Com isso, diversas empresas estão intensificando seus cuidados com os dados pessoais de clientes, funcionários e fornecedores.
Exemplo disso é o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), que iniciou o processo de adequação ainda em 2020. “O tempo estimado inicial era de 9 a 12 semanas e fechamos em 16 semanas a fase de diagnóstico, estendendo em decorrência das mudanças legislativas, home office e demais impactos da pandemia”, explica Rita de Cácia de Medeiros, DPO (Data Protection Officer) da organização.
Para o GRPCom, estar em conformidade com a LGPD é muito mais do que uma obrigação: é uma forma de se diferenciar e melhorar o relacionamento com a audiência. No total, são muitos os dados pessoais tratados somando os veículos de mídia do grupo, que são a Gazeta do Povo, o jornal Tribuna, o canal de televisão RPC, a Rádio Mundo Livre, entre outros.
Sobre a nova lei, Rita explica que os benefícios de estar em conformidade são o “diferencial competitivo, relacionamento com o titular dos dados, reputação e boas práticas, assim, acreditamos que a LGPD é uma oportunidade”.
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Proteção de dados é diferencial competitivo
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Cada empresa tem o seu modo de entrar em conformidade com a LGPD, dependendo do seu tamanho e nível de maturidade em relação ao tema. O primeiro passo, após a fase de diagnóstico e ingressando nos planos de ação, foi estruturar a governança Interna, através do “escritório de privacidade” com pessoas e definições de responsabilidades e escopo, bem como firmar a contratação da Privacy Tools.
“Avaliamos assim, pela nossa experiência desde o início dos trabalhos ocorridos em janeiro de 2020, que precisávamos contar com um sistema que permitisse uma gestão integrada com os padrões legais, de processos e tecnologia, e a Privacy Tools tem sido um grande aporte nessa jornada, com uma parceria ágil e governança voltada para a conformidade”, comentou a DPO do Grupo.
O caminho percorrido pelo GRPCom
Em seguida, foi nomeada a DPO/Encarregada pelo Tratamento de Dados e criado o canal para atender os titulares. Também foram revisadas as políticas internas da empresa e as tecnologias homologadas. Então, foram mapeados os processos para definir as hipóteses de tratamento para cada finalidade.
De acordo com Rita, a “proteção de dados é um projeto que tem início, meio e não tem fim, precisará de acompanhamento constante e a Privacy Tools veio para completar essa gestão dos dados nas nossas empresas.” A plataforma permite mapear os fluxos dos dados pessoais na organização, fazer a gestão dos consentimentos on line e das preferências dos titulares. A plataforma conta com Data Mapping, Gestão de Incidentes, atendimento aos titulares, entre outros recursos.
Sobre a PrivacyTools
A PrivacyToolsé uma PrivacyTech, ou seja, uma startup do ramo de privacidade, acelerada pela Obr.global e é uma das pioneiras no Brasil na oferta de soluções para LGPD.
A empresa visa transformar a forma como as empresas protegem e gerenciam a privacidade dos dados pessoais e conta com +150 empresas como Rede D’or, Banco RCI, Pague Menos, Farmácias São João, Grupo Bom Jesus, Universidade de Fortaleza, Synnex Corporation, entre outras.
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