Controle seu programa de privacidade
com a mais completa ferramenta nacional


    Teste grátis

    Para continuar, preencha seus dados e entraremos em contato.







    x
    Categorias
    Blog

    Como garantir a segurança de dados utilizando WhatsApp CRM?

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Segundo pesquisas recentes, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones do país. Ainda de acordo com o mesmo estudo, 93% das pessoas que o baixaram fazem uso dele todos os dias. Números tão expressivos logo chamaram a atenção das empresas, que passaram a investir ainda mais nesse novo canal de comunicação com os clientes.

    O Facebook, proprietário do app, percebeu esse movimento do mercado e desenvolveu uma versão exclusiva para empreendedores, o WhatsApp Business. Hoje, por meio dele, milhões de pequenos negócios interagem com seus consumidores, além de oferecerem produtos e serviços. E, para ajudar essas empresas a conhecerem ainda melhor esses clientes, também já está disponível para elas o WhatsApp CRM.

    Por outro lado, com tantas pessoas a usar o mesmo aplicativo, cresceu também a preocupação com a segurança de dados

    Segurança de dados: Uma prioridade de todos.

    A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou a rotina de trabalho e de convivência social de bilhões de pessoas em todo o mundo. Agora, em vez de shopping centers lotados, o que cresce mesmo é o e-commerce. No lugar das reuniões em escritórios, aumentou-se o número de chamadas por vídeos. 

    Isso trouxe uma reflexão sobre a segurança das informações pessoais dos usuários de Internet. Aplicativos como o Zoom, um dos mais baixados durante a quarentena, apresentou falhas na privacidade de dados, o que causou enorme apreensão nos clientes da plataforma.

    Além disso, pesquisas apontam que 79% dos consumidores estão bastante preocupados com a segurança de dados e também com a privacidade. Um número tão elevado deve-se ao fato de que o índice de falhas também é crescente.

    Nesse cenário, as empresas têm imensa responsabilidade ao captar e organizar os dados dos clientes. Ainda mais quando parte dessas informações está armazenada em um sistema de CRM.

    Segurança de dados em um CRM.

    Os softwares de CRM são utilizados por empresas de pequeno e grande porte com o objetivo de propiciar a melhor relação com os clientes. Hoje, boa parte deles está alocada em sistemas na nuvem, o que aumenta o número de ataques realizados por hackers. Por isso, para quem deseja utilizar um software como esse, a primeira dica é investigar a reputação do provedor do serviço.

    No mercado, há vários sistemas de CRM disponíveis. Dessa forma, o mais indicado é contratar um software de companhias com boa avaliação no mercado.

    Afinal, WhatsApp CRM é seguro?

    Quem utiliza o WhatApp CRM tem inúmeras vantagens. Além de conseguir elaborar mensagens para WhatsApp prontas, pode ter a conta no WhatsApp Business utilizada por múltiplos usuários. Tantas facilidades levam, em um primeiro momento, as empresas desconfiarem da capacidade desse sistema em atestar a segurança de dados dos clientes.

    Contudo, o WhatApp é uma dos aplicativos mais seguros existentes. Todas as conversas feitas por meio da plataforma são criptografadas do início ao fim. Assim, somente as contas que trocaram as mensagens têm acesso ao conteúdo. Na verdade, nem mesmo o Facebook pode verificar o que foi escrito ou falado por áudio.

    A importância de treinar os funcionários.

    Quando uma empresa usa o WhatsApp CRM, é natural que vários funcionários tenham acesso ao sistema, seja para conversar com diferentes clientes, seja para organizar tarefas internas da equipe.

    Desta forma, é muito importante que todos eles saibam manusear o software da melhor maneira possível. Afinal, na maior parte das vezes, fraudes e outras ameaças à segurança de dados ocorrem não por falha do sistema, e, sim, por que um funcionário acabou deixando alguma brecha para pessoas mal intencionadas.

    Por isso, é vital que eles tenham noção de que pode ser um risco, tanto para empresa quanto para os clientes, acessar links ou arquivos suspeitos, por exemplo. Em caso de dúvidas, o mais conveniente é que eles procurem o gerente responsável.

    É necessário monitorar as principais atividades do WhatsApp CRM.

    Para certificar a segurança de dados armazenados no WhatsApp CRM, é possível criar um alerta que aponta situações suspeitas ocorridas no sistema. Assim, se alguma pessoa acessar um conteúdo não autorizado, por exemplo, os gestores recebem automaticamente uma notificação.

    Conclusão

    Promover a segurança de dados dos clientes, sobretudo, para as empresas que utilizam o WhatsApp CRM, é crucial para que elas se mantenham competitivas no mercado. Quanto maior a confiança dos consumidores, maiores serão as oportunidades de negócios. Além disso, investir nos melhores sistemas e treinamentos é a única garantia para proteger essas companhias de hackers e outras ameaças.

    Por Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.





    ×