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    Conheça os 3 principais benefícios de investir em privacidade

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Já parou para pensar quais são os benefícios reais de se investir na proteção de dados da sua empresa? O LINC (Laboratório de Inovação Digital da CNIL – Commission Nationale de l’Informatique et des Libertés da França) realizou um estudo para avaliar a conformidade do GDPR (General Data Protection Regulation) de um ponto de vista econômico. O grupo realizou 17 entrevistas com DPOs de vários setores com o objetivo de entender as implicações econômicas da conformidade com o regulamento. Tal pesquisa trouxe alguns exemplos valiosos da importância de se investir em privacidade.

    Ganhos do ponto de vista comercial

    Um dos dados mais importantes é que em 21% dos casos, o respeito à privacidade foi visto como uma vantagem competitiva no mercado B2B. Em certos setores, inclusive, a privacidade é um “must have” para fechar negócios. E isso não apenas com o setor privado, já que em propostas como licitações públicas o GDPR tornou-se um diferencial.

    Mais confiança do cliente

    As empresas estimam que em 55% dos casos a abordagem gerou uma maior confiança dos clientes. Ao estabelecer um call center para lidar com pessoas afetadas por uma violação de dados pessoais, por exemplo, foi notada satisfação expressa. Além disso, ações como a centralização dos consentimentos, uma melhor transparência no tratamento de dados pessoais e um direcionamento mais preparado nas comunicações, também foram consideradas pertinentes.

    Um benefício também nos processos internos

    Engana-se quem acredita que somente os clientes saem ganhando com estratégias de conformidade. Em 36% dos casos, essa abordagem com o GDPR funcionou como um impulsionador para fortalecer a segurança de seus sistemas de informação. Ajudando também em estratégias de melhor gestão de dados.

    Além disso, a conformidade também serviu para simplificar processos internos, uniformizando as ferramentas usadas para gerenciamento de sites e campanhas de marketing e garantindo as melhores práticas na área. O desempenho também provocou um impulso na chamada “green privacy”, reduzindo o volume de dados tratados.

    E esse estudo faz sentido para o mercado brasileiro?

    Apesar de utilizar um regulamento diferente no Brasil, a LGPD, não é difícil imaginar que a conformidade com os requisitos das legislações nacionais também resulte em vantagens para as empresas. Ainda não é possível quantificar em números, porém a partir do momento em que uma cultura de proteção de dados é desenvolvida, os benefícios organizacionais e de relacionamento com o cliente já irão começar a se tornar visíveis.

    Quer saber mais? Leia o estudo completo clicando aqui.





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