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    Destaques do último evento da série “Privacidade Acima de Tudo”: LGPD e futebol

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Muito tem se falado nas questões de proteção de dados, na LGPD, na adequação necessária à nova lei. Sabemos que quando se trata de Clubes de Futebol, estamos falando de instituições que lidam com uma quantidade e variedade de dados muito grande.

     

    E esse foi o assunto do último evento da Privacy Tools da série “Privacidade acima de tudo”: LGPD e Futebol – A defesa, que fez esse paralelo entre a adequação da LGPD em relação à movimentação de dados que os Clubes de Futebol e a própria CBF precisam lidar. O evento contou com a presença de Aline Deparis da PrivacyTools, Alexandre Pinto do Flamengo, Elaine Keller da CBF e Guilherme Stumpf do Grêmio e ocorreu no último dia 28.

     

    Confira a seguir os destaques do bate-papo

    LGPD nos clubes de futebol

     

    Alexandre Pinto começa a conversa falando sobre o processo de adequação e sobre a importância para os clubes em se adequarem à LGPD.

     

    Ele conta que acredita que todas as áreas precisam estar devidamente integradas e que a adequação ajuda a organização a ganhar mais competitividade e a manter uma boa reputação, pois uma das piores coisas para qualquer empresa é enfrentar problemas por falta de privacidade. Ele destaca: “…Se você tem problema de falta de privacidade não é legal para a reputação de nenhuma empresa, de nenhum clube, nenhuma organização”

     

     

    Aline questiona Elaine sobre como a CBF tem feito a estruturação dos processos e sistemas como BID e sobre como funciona o tratamento de dados dos atletas e comissão técnica e Elaine conta então, sobre o papel da CBF como referência para o mundo e fala sobre como a organização tem se posicionado sobre essa estruturação.

     

     

     

    Consentimento: como proceder?

     

    Alexandre fala sobre a dificuldade da questão do consentimento no uso de dados e do quão caro se torna acompanhar essa questão.

     

    Ele conta:O consentimento a cada vez mais se vê que ele pode se tornar mais caro e bem mais difícil de gerenciar, o consentimento ele é válido até a hora que o titular do dado quer, então ele pode dar o consentimento hoje e tirar amanhã. Então no caso do do esporte, ainda por cima, que tem muita emoção, você pode estar satisfeito hoje e amanhã não estar, basta que o time ganhe ou perca uma partida”.

     

    LGPD: um desafio para o futebol

     

    Quando se fala em consentimento e biometria em relação aos clubes de futebol, de fato, a questão é mais complexa.

     

    Os clubes precisam encontrar uma forma de fazer essa seleção entre dados de menores de idades das escolinhas, jogadores dos times oficiais, sócios torcedores dos clubes, visitantes, comerciantes e ao mesmo tempo tratar de consentimento e biometria mesmo com eventos de 30, 40 mil pessoas, de uma forma que não torne a experiência do torcedor algo burocrático e maçante ao incluir inúmeros processos.

     

    E esse é o desafio. “Biometria necessariamente, ela leva a questão da segurança, ela é uma realidade, a gente tem que enfrentar a realidade, adequar à realidade às disposições legais e fazer essas duas questões conversarem”, finaliza Guilherme.

     

    Confira todos os eventos

    Todas as transmissões anteriores, assim como “LGPD e futebol” na íntegra, estão disponíveis no canal do Youtube da Privacy Tools.

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    • Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

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