O novo recurso da Apple no iOS 15.2 adiciona transparência através do App Privacy Report e chega para os clientes com correções de bugs.
Foi divulgado na segunda-feira, como parte do lançamento do iOS 15.2, o mais recente recurso da empresa, que está focando nas questões de privacidade como estratégia de marketing através de um relatório do aplicativo que é feito para informar aos usuários o quanto e quando os aplicativos estão acessando informações confidenciais através das permissões fornecidas por eles.
Através dele, é possível saber todos os nomes de domínio que os aplicativos de terceiros contataram quando você os utilizou, e quantas vezes os aplicativos acessaram seu microfone.
Para ter acesso a esta nova configuração, primeiro você precisa saber se seu iPhone ou iPad está atualizado para a versão iOS 15.2.
Por ser um relatório opcional ele necessita que você forneça o consentimento para que ele possa coletar os dados necessários para gerar esse relatório, porém saiba que, esses dados serão armazenados somente no seu aparelho, não sendo coletados pela Apple.
A seguir saiba como configurar esse recurso no seu Iphone:
- Abra o aplicativo Configurações.
- Role para baixo e toque em Privacidade.
Na seção Privacidade do aplicativo Configurações, role para baixo e toque em Relatório de privacidade do aplicativo.
O Relatório de privacidade do aplicativo vai começar a coletar as informações somente depois que você o ativar, então pode demorar um pouco para que os detalhes apareçam.
Você poderá ver mais informações à medida que continuar usando os aplicativos no seu dispositivo e os dados desse relatório são criptografados e armazenados apenas no seu aparelho.
Você pode desativar o relatório de privacidade do aplicativo a qualquer momento em: Configurações> Privacidade> Relatório de privacidade do aplicativo. Isso também vai apagar os dados do relatório de seu telefone.
O que esse relatório faz?
Quando você o ativa, ele rastreia a atividade dos seus aplicativos e sites individuais, os divide em seções para que você possa clicar e ver todos os detalhes. O relatório do Privacy Report serve para fornecer aos usuários mais informações para que possam tomar decisões sobre as próprias configurações e quais aplicativos querem instalar ou usar.
“Os dados de um usuário pertencem a eles, e eles devem decidir se desejam compartilhá-los e com quem. O Relatório de privacidade de aplicativos oferece aos usuários novos insights sobre o comportamento dos aplicativos em seus dispositivos e é um bom complemento para os rótulos nutricionais de privacidade dos aplicativos. Ajuda os usuários a fazerem escolhas bem informadas sobre os aplicativos que usam, como os usam e suas configurações de privacidade ”, ressaltou Erik Neuenschwander, chefe de privacidade da Apple.
Atenção aos aplicativos que acessam dados em excesso
Busque por aplicativos que acessem dados como seus contatos, localização ou microfone, quando na verdade não deveriam fazê-lo, busque por sinais de alerta e exclua qualquer aplicativo que pareça estar consumindo dados desnecessários de forma excessiva, especialmente se for uma empresa do qual você nunca ouviu falar, pois isso pode ser um sinal de spam.
Johnny Lin, o cofundador da empresa Lockdown de São Francisco, que fabrica um rastreador aplicativo de bloqueio disse o seguinte: “Eles estão adotando uma visão de médio a longo prazo de que, essencialmente, se você nomear e envergonhar o suficiente deles, os aplicativos irão melhorar gradualmente seu comportamento”.
“Isso pressiona os concorrentes da Apple, como Facebook e Google. Eles são forçados a mudar um pouco, eles são forçados a se adaptar ”.
Outros recursos disponíveis
Agora é possível fazer uma chamada de emergência em pouco tempo e de uma forma ainda mais efetiva e o recurso de “buscar meu Iphone” agora está disponível mesmo com pouca bateria.
E uma das novidades da Apple é o recurso Legado Digital que permite que você cadastre um contato de confiança que pode acessar e desbloquear o iPhone ou iPad após seu falecimento e vai ser possível fazer isso através de um código que será enviado para o contato de segurança que você salvou no Legado Digital e a certidão de óbito será solicitada e também estará disponível somente para iOS 15.2.
E para cadastrar a pessoa que vai poder acessar seus dados é seguir os passos: Configurações > Perfil > Senha e segurança > Contato herdado.
Se for necessário realizar a troca de uma peça e você não souber se ela é original de fato ou falsificada, a Apple lançou um recurso que abre uma mensagem que identifica se a nova peça (ou atual) foi realmente fabricada pela fabricante do iPhone, pois caso a peça seja falsificada, será exibida uma mensagem de “Peça Desconhecida”.
Bugs Corrigidos
A atualização inclui várias correções de bugs para problemas com Siri, Apple ProRAW, HomeKit e o aplicativo CarPlay com uma lista de correções.
- O Siri pode não responder enquanto o VoiceOver está em execução e o iPhone está bloqueado
- As fotos ProRAW podem parecer superexpostas quando visualizadas em aplicativos de edição de fotos de terceiros
- Cenas de HomeKit que incluem uma porta de garagem podem não funcionar do CarPlay quando seu iPhone está bloqueado
- CarPlay pode não atualizar as informações de Reprodução Agora para determinados aplicativos
- Aplicativos de streaming de vídeo podem não carregar conteúdo nos modelos iPhone 13
- Os eventos da agenda podem aparecer no dia errado para usuários do Microsoft Exchange