A sigla ESG entrou para o ranking das palavras mais usadas na atualidade. Ela se refere diretamente à responsabilidade social em diversos aspectos e, por isso, está também diretamente relacionada à privacidade e à proteção de dados. Vale a pena conhecer mais sobre o assunto para saber como as empresas devem se posicionar nesta questão.
Além disso, é importante ressaltar que a privacidade se relaciona também com diversos outros temas. Entre eles podemos citar a cibersegurança e o índice DowJones.
O que é ESG e como ela se relaciona com a privacidade?
Primeiramente, saiba que a sigla vem da junção das palavras em inglês Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança). São três temas sensíveis para entender e participar do universo corporativo e atuar mediante os princípios mais atuais. Ressalta-se que a privacidade se relaciona diretamente ao cunho social de ESG.
A palavra “Ambiental” se refere aos cuidados com o meio ambiente, sustentabilidade, reutilização, emissão de gases poluentes como carbono, purificação da água e do ar e com a gestão de resíduos, entre outras coisas.
Quando pensamos em “Social” podemos citar temas como as questões sociais e comunitárias, desigualdade, respeito, cidadania, ética, moral e a própria privacidade e proteção de dados. Afinal, todas as empresas devem se comprometer com as normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tanto tem trabalhado para garantir mais privacidade aos usuários.
Por fim, o termo “Governança” se refere às políticas públicas, leis, processos e orientação administrativa para cada uma das empresas. A questão também se relaciona diretamente às diretrizes de privacidade atuais que devem ser mantidas e implementadas no ambiente corporativo.
Outros temas relacionados à privacidade
Quando pensamos no índice DowJones, estamos falando dos indicadores globais de desempenho financeiro. O questionário para avaliar os resultados leva em consideração, por exemplo, temas que envolvem a Segurança da Informação, ligada diretamente à privacidade e suas políticas vigentes.
Um dos principais questionários de ESG também compõe parte do processo para avaliar o desempenho do mundo financeiro. O Corporate Sustainability Assessment (CSA) avalia justamente as questões de sustentabilidade, privacidade e os demais requisitos descritos acima.
Cibersegurança
Por fim, é importante entender que a cibersegurança é outro tema que está inclusiva na avaliação do DowJones. Esse quesito é responsável por 3% da pontuação final para o setor financeiro. Especialistas acreditam que essa porcentagem pode ser ainda maior no furto.
Sendo assim, em busca de uma colocação em altos patamares no mundo corporativo, as empresas precisam trabalhar as questões sensíveis à privacidade, LGPD e aos temas expostos acima. Afinal, como fica evidente, todos se relacionam simbioticamente.