Manage your privacy program with one of
the most complete and reliable tools on the market

    Test our platform

    To continue, fill in your details and we will contact you.









    x
    Categories
    Blog

    Quer parar de receber e-mails indesejados? Saiba algumas maneiras fáceis

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Já é rotina para muitas pessoas abrir a caixa de entrada no início do dia e excluir, ou ignorar, muitos e-mails que chegam. São newsletters, e-mails comerciais, lembretes, notificações de redes sociais… Tudo isso lota a caixa de entrada e muitas vezes quem recebe não tem o interesse de ler.

     

    Por isso, de tempos em tempos o ideal é fazer uma faxina nos e-mails recebidos. Não apenas deletando coisas que não serão lidas, mas tirando os seus dados dos cadastros de empresas para não receber tantas mensagens. Confira algumas dicas para isso!

     

    Just Delete Me

     

    Este site reúne links muito úteis, que são as páginas de descadastro de diversas plataformas e lojas virtuais. Muitas vezes as empresas dificultam o caminho para a retirada de seus dados da lista, afinal não é interessante para elas ter uma pessoa a menos recebendo conteúdo e publicidade.

     

    Porém, todas devem disponibilizar uma página de retirada de e-mails e telefones da base de contatos. Essas páginas estão todas reunidas no site Just Delete Me, que divide os sites por ordem alfabética.

     

    Lá você encontra os links de descadastro de sites como Amazon, Coursera, Facebook, Glassdoor, Hotmail, MailChimp, Paypal, Skoob, entre muitos outros. A plataforma ainda divide as páginas em níveis de facilidade para a retirada do e-mail, entre difícil (vermelho), médio (amarelo) e fácil (verde).

     

    Unroll.Me

     

    Se você não quiser ir a diversos sites diferentes para retirar seu e-mail das bases de contatos, você pode optar pelo Unroll.Me. Primeiramente, com essa plataforma, você faz o login com sua conta de e-mail, seja Google, Outlook, Yahoo ou AOL, e escolhe as newsletters que você não deseja receber mais.

     

    O próprio site já fará esse bloqueio para você. Se você quer continuar recebendo algumas newsletters, você pode criar o seu Rollup, um e-mail criado pelo Unroll.Me que reúne todos os conteúdos que você deseja continuar recebendo. O seu Rollup chega à sua caixa uma vez por dia, no turno da sua escolha, e você se mantém informado de uma forma mais fácil.

     

    Você pode utilizar a plataforma pelo computador ou pelo aplicativo, disponível gratuitamente para Android e IOS. 

     

    Conheça os seus direitos como consumidor

     

    Pode ser que você já tenha se acostumado a receber todos os dias promoções, newsletters, convites para lives e cursos, entre outros conteúdos enviados para seu e-mail. Porém, é o seu direito escolher se quer ou não receber esses materiais em sua caixa de entrada.

     

    Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, os cidadãos passam a ter maior controle sobre o que é feito a partir de seus dados pessoais. Se você está recebendo e-mails, mensagens e ligações sem ter dado consentimento para isso, pode fazer uma denúncia.

     

    Já se você consentiu alguma vez com o recebimento de e-mails, mas está achando a frequência abusiva, você pode se descadastrar pelo site ou entrar em contato direto com a empresa. Dessa forma você retira o seu consentimento e, se a empresa continuar enviando, configura uma infração à lei.

     

    Sempre verifique o rodapé dos e-mails

     

    É uma prática comum nas empresas colocar, no rodapé dos e-mails enviados, um link de descadastro. Antes de tudo, se você não quer mais receber os conteúdos, procure por este link no final da newsletter. Normalmente é um processo rápido e pode ser que a empresa lhe peça um feedback, para saber o motivo do descadastro.

     

    Em contrapartida, se você trabalha com marketing ou tem a sua própria empresa, esteja atento a isso na sua comunicação! Dê a oportunidade do cliente escolher se quer receber seus e-mails ou não e se certifique de ter o consentimento para envios na hora que você solicitar os dados de contato.

     

    Esteja em conformidade com a LGPD

     

    Acima de tudo, estar de acordo com a LGPD traz diversos benefícios à sua empresa, melhora a sua relação com clientes e lhe mantém longe das penalidades e multas. Conheça as nossas soluções para proteger os dados pessoais do seu negócio e esteja em conformidade com a nova legislação!

     

    Com as ferramentas da Privacy Tools, você:

    • Redige de forma rápida suas Políticas de Privacidade;
    • Faz a gestão do consentimento para uso de cookies;
    • Mantém provas irrefutáveis sobre a permissão que seus clientes lhe dão para determinadas ações.

     

    Ao criar a sua conta, você pode fazer um teste gratuito e conhecer na prática como pode ser simples proteger os dados dos seus clientes e tornar a privacidade um valor do seu negócio.

     

    Autor

    • Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

      View all posts

    By Privacy Tools

    Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.





    ×