A conectividade trouxe muitas facilidades para a vida das pessoas, no entanto, seus arquivos podem estar sendo compartilhados sem que você saiba. Atualmente qualquer atividade realizada de maneira online fica registrada em um banco de dados e certos conteúdos ficam disponíveis para todos verem.
De certa forma, essa exposição pode ser perigosa ou incomodar parte daqueles que desejam manter a sua privacidade no ambiente digital. O Google é uma plataforma que processa inúmeras operações e até os locais que você esteve devem estar registrados.
O Google sabe muito sobre você, e de quem é a culpa? Sua, claro! Informou o especialista em segurança Lee Mumson, à BBC. Ao criar uma conta para usar os produtos e serviços da empresa, primeiro há uma notificação de ‘’Termos de Uso’’ que autoriza o servidor a acessar seus rastros na internet.
Além disso, as configurações automaticamente tornam qualquer informação pública. Por exemplo, se alguém pesquisar o seu nome na barra de pesquisa inicial, fotos e até documentos aparecem nas primeiras páginas, facilitando a identificação.
A não ser que o seu intuito seja ficar famoso, esses resultados expondo sua vida tendem a assustar. Felizmente é possível reverter essa condição e diminuir riscos de vazamentos e fraudes no seu nome.
Aprenda a configurar sua conta no Google para impedir que seus dados pessoais fiquem expostos
1º Passo: Na página inicial do buscador do Google clique na sua foto que fica no canto superior direito.
2º Passo: Clique em ‘’Gerenciar Dados e Privacidade’’.
3º Passo: Verifique se há sugestões da plataforma e corrija os erros. Uma das opções oferecidas é a possibilidade de excluir atividades do aplicativo.
4º Passo: Observe as seguintes categorias e administre a sua privacidade.
- Suas atividades e os lugares em que esteve
- Informações que você pode compartilhar com outras pessoas
- Dados de apps e serviços que você usa
O Google criou essa ferramenta para o próprio usuário administrar seus dados procurando tornar suas ações mais transparentes. A iniciativa do ‘’My Account’’ demonstra uma preocupação mundial quanto à segurança de dados que já atinge a maioria das empresas a partir de uma pressão legal em ter responsabilidade pelas informações alheias.