Muito presente no mundo corporativo, ESG é uma sigla com origem na língua inglesa que significa Environment, Social and Governance. No português, é traduzido como “Governança ambiental, social e corporativa”. O conceito é voltado para um conjunto de práticas a serem adotadas dentro da empresa visando boas atitudes referentes aos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa.
Por meio da ESG, é possível saber se uma empresa é sustentável, com consciência social e gerenciada de uma forma correta em seu ambiente de trabalho. Além disso, pode ser percebido como um diferencial competitivo, podendo atrair mais clientes, colaboradores e até mesmo investidores.
Sendo uma sigla que engloba muitas ações, a ESG também está envolvida com a privacidade e com a proteção de dados pessoais.
Relação entre ESG e privacidade e dados pessoais
Podemos pegar o “S”, de social e o “G”, de governança da sigla e fomentar uma relação da ESG com a privacidade e na proteção de dados pessoais. Antes, a fim de contextualizar, dentro do social da empresa entra: a defesa dos direitos humanos, diversidade, inclusão, combate ao preconceito, respeito às leis trabalhistas, tratamento de dados e privacidade, entre outras questões que apoiam o tratamento justo na relação empresa-trabalhador-cliente.
Com a criação de um ambiente próspero em que os trabalhadores não são sobrecarregados mentalmente, há uma maior produtividade. Além disso, há e desejo destes em continuar trabalhando.
Agora, quando falamos de governança, podemos citar algumas de suas qualidades. Ou seja, conformidade com leis dentro do ambiente de trabalho, gerenciamento de riscos, responsabilidade fiscal, adoção de boas práticas, seguimento de processos éticos, etc…
A conformidade com a LGPD é uma obrigação das empresas que controlam dados pessoais. Ou seja, é a adoção de uma política de privacidade transparente, citando todas seus princípios legais. Exemplos são a finalidade, livre acesso, segurança, prevenção, qualidade de dados, entre outros.
Todas as questões acima geram maior confiabilidade do cliente, desde que de fato respeitadas e seguidas firmemente. O mesmo processo ocorre na ética da empresa. Ou seja, garantir que os profissionais atuem na boa-fé e entendam os riscos do assunto, é uma questão a ser trabalhada na relação social.
Seguimento da ESG como diferencial competitivo
Para que ocorra da melhor forma possível, é comum que empresas procurem ferramentas e/ou profissionais qualificados para ajudar na implementação de uma governança adequada voltada à privacidade e proteção de dados pessoais.
Não seguir critérios importantes da ESG pode gerar complicações maiores, como reprovação popular, multas administrativas, processos trabalhistas, entre outras questões. Quando falamos de privacidade, os problemas podem ser semelhantes ou até piores em situações de advertências ou multas.
Concluindo: a consciência corporativa deve estar presente na gestão da sua empresa de uma forma que os assuntos estejam em conformidade com diferentes leis aplicáveis à sua empresa, assim como é o caso da LGPD.