Criado nos anos 90, o termo “Cookies” ganhou destaque nos últimos anos ao aparecer nas páginas iniciais de cada site que visitamos devido às políticas de privacidade que têm sido adotadas pelo mundo todo. Entre agosto e setembro de 2020 o termo “cookies” teve seu ápice de procura no Google devido à LGPD que entrou em vigor em 19 de agosto.
Esse foi o assunto do último evento da Privacy Tools da série ‘Privacidade Acima de tudo”: LGPD, Cookies e Rastreabilidade, que contou com as presenças de Gabriela Stähler (Privacy Tools), Gustavo Zaniboni (Rápido), Vitor Andrade (Morais Andrade) e Lamara Ferreira (LGPD Model Canvas) e ocorreu no último dia 9.
Confira os destaques do evento
Cookies: para que servem?
Gabriela começa perguntando a Gustavo sobre Cookies: o que são, qual a importância deles e como as empresas podem continuar a fazerem seus anúncios, sua publicidade sem que isso interfira na privacidade das pessoas.
Gustavo então explica que, de uma forma bem simples, os Cookies seriam a “forma do servidor salvar uma informação no computador do cliente”, ressaltando que é bem mais complicado que isso na prática, mas poderia ser explicado dessa maneira. Ele segue explicando que, costuma ser muito usado para manter uma sessão, para garantir login e para preferências do usuário e finaliza: “A gente vai arrumar estratégias para continuar rastreando, sem usar os cookies de terceiros, porque é possível, só é um pouco mais complicado, quando o problema, talvez, devesse ser você só tratar esses dados tendo a hipótese correta de tratamento”.
Cookies e Marketing: até quando é indicado usar cookies para fins de publicidade?
Gabriela então questiona Vitor sobre como usar os dados das pessoas para segmentar a comunicação sem que isso fira a privacidade das pessoas.
Vitor então explica que os cookies de terceiros permitiam que o acesso a um site, mesmo que a pessoa nunca tivesse entrado neste site, poderia reconhecer o usuário, sabendo que ele já havia estado em outros sites e aquela informação ser de alguma forma relevante, podendo ser utilizada para algumas atividades de Marketing. Ele então explica sobre esse movimento de uso de cookies de terceiros e como isso afeta a questão de privacidade de dados.
Mapeamento de Dados e organização de informações
Gabriela questiona Lamara sobre mapeamento de dados, método LGPD Model Canvas, e sobre como esse método pode ajudar as empresas a mapear dados e organizar as informações.
Lamara então conta como foi a criação do projeto em meio a escândalos referentes à questões de privacidade: “ele ajuda nesse mapeamento, ele é muito visual, colaborativo e essa é a ideia. De a gente tirar essa burocracia e tornar ele colaborativo”. Lamara explica que é necessário ter um representante de cada área que precisa conhecer o processo de ponta a ponta e essa pessoa que conhece bem do processo, então, participa desse mapeamento.
Lamara finaliza falando sobre a questão da adequação à LGPD e sobre como este é um processo que nunca vai terminar, visto que, sempre haverão novos processos, novas adequações necessárias para que se consiga manter, de fato, a questão de privacidade e mapeamento desses dados de uma forma cada vez mais segura e funcional.
Confira todos os eventos
Todas as transmissões anteriores, assim como “LGPD, Cookies e Rastreabilidade” na íntegra, estão disponíveis no canal do Youtube da Privacy Tools.