A Privacy Tools realizou mais um evento da série “Privacidade acima de Tudo”, tendo como tema do bate papo a LGPD e o E-commerce.
O evento online e gratuito, que foi realizado no último dia 31, contou com Rodrigo Guterres, da Privacy Tools comandando a conversa, e recebeu como convidados especiais: Gustavo Godinho, da PicPay, e Thiago Guedes, da DeServ.
Também teve a presença de Roberta Gomes com uma palestra sobre E-commerce, além de sorteios.
Confira a seguir os destaques do evento
O Evento iniciou com Roberta Gomes falando a respeito sobre as políticas de privacidade de dados nas plataformas e-commerce.
A seguir ela falou sobre consentimento e proteção de dados dos titulares, e sobre como as políticas de dados precisam ser construídas conforme cada negócio.
“Primeiramente, o uso de políticas de privacidade, termos de uso e da política de cookies passaram a entrar em uma maior evidência. Antes as pessoas pegavam políticas de qualquer lugar, colocavam no site e nem sequer sabiam dos riscos que estavam correndo. Uma das coisas importantes que a gente tem com a entrada em vigor da LGPD e o uso do e-commerce é a transparência. Os consumidores, titulares dos dados, precisam saber se vão compartilhar os dados com alguém, por quanto tempo os dados ficarão com a empresa Todo o tratamento de um modo geral com dados, tudo tem de ser informado ao titular”, afirmou Roberta.
Em seguida, Rodrigo abriu a primeira rodada de perguntas, questionando Gustavo sobre como as empresas podem se organizar para mapear dados, e quais fazem sentido serem coletados.
Gustavo então fala sobre a importância de que se pense na jornada do consumidor, e em sobre como prevenir a questão de o cliente desistir no check-out de uma compra, e afirma: “Pensando em princípios, não só da necessidade, finalidade ou da adequação de minimização de dados, acho que antes de mais nada tem que se pensar na jornada do consumidor. A gente precisa pensar em algo fácil, rápido, efetivo e que evite que o consumidor desista na hora de um check-out de uma compra. Quanto mais claro, transparente e efetivo você for dentro de um e-commerce, melhor você vai converter em venda”.
Crescente aumento de ataques cibernéticos afeta e-commerce
Rodrigo segue o bate-papo questionando Thiago Guedes sobre a razão do crescimento de ataques cibernéticos voltados ao segmento do e-commerce e sobre medidas necessárias envolvendo o tema da privacidade.
Thiago, respondeu da seguinte maneira: “O vazamento de dados sempre existiu. Quem trabalha mais tempo nessa área sabe. Infelizmente, é uma constância. Mas, ao que parece, se formos fazer uma experiência empírica, tivemos um crescimento nisso. O primeiro motivo é a pandemia, muitas empresas tiveram que ir para o digital, mas talvez não estivessem maduras em termos de segurança da informação.”
O bate-papo segue, abordando as questões de processo de adequação e contingência.
Por fim, Roberta é convidada a responder a pergunta de um internauta sobre como se preparar juridicamente para nova realidade onde tudo é mais digital.
Roberta então afirma que: “o maior risco que a gente tem é o risco humano. Eu sempre digo isso nas empresas. Não adianta ter o sistema mais incrível, o parceiro mais seguro se o operador não sabe nem o que é a LGPD. Tem que se capacitar o colaborador e saber que não é só assinar um contrato, é sobre velar conhecimento e garantir uma minimização de incidentes”.
Confira todos os eventos
Todas as transmissões anteriores, assim como “LGPD e E-Commerce” na íntegra, estão disponíveis no canal do Youtube da Privacy Tools.