Na busca por formas de ter uma postura mais adequada ao cenário de privacidade e proteção de dados, a Google tem trabalhado em uma nova ferramenta para o Chrome, a Privacy Sandbox.
A nova ferramenta em desenvolvimento, que promete bloquear cookies de terceiros, teve seu conceito introduzido pela primeira vez em 2019. Em 2020 foi anunciado que estaria disponível para 2022. Porém agora, novamente, seu lançamento foi adiado e a promessa é de que esteja disponível para uso até 2024.
Anthony Chavez, vice-presidente de privacidade Sandbox do Google escreveu em uma postagem: “Trabalhamos de perto para refinar nossas propostas de design com base nas contribuições de desenvolvedores, editores, profissionais de marketing e reguladores por meio de fóruns”, “O feedback mais consistente que recebemos é a necessidade de mais tempo para avaliar e testar as novas… tecnologias antes de descontinuar cookies de terceiros no Chrome”.
O Privacy Sandbox, visa criar padrões da web para impulsionar a publicidade na internet sem utilizar para isso os cookies de rastreamento, que até então eram muito utilizados para direcionar anúncios através da coleta do histórico de pesquisa de uma pessoa.
Inicialmente o Privacy Sandbox propôs o uso do algoritmo FLoC (Federated Learning of Cohorts) para analisar a atividade dos usuários, gerando um ID para preservar a privacidade, podendo assim ser utilizado para fins de publicidade.
Na época o Google alegou que o FLoC era mais anônimo do que os cookies, porém a Electronic Frontier Foundation o descreveu a tecnologia do FLoC como “o oposto da tecnologia de preservação de privacidade” e semelhante à “pontuação de crédito comportamental”.
Por fim, a empresa acabou anunciando que abandonaria o FLoC e utilizaria outra tecnologia.
A perspectiva é de que os testes iniciem neste mês
De acordo com o planejamento do Google, a expansão global para mais usuários se dará a partir de setembro e no início de 2023 e os usuários adicionados ao teste serão notificados através de um aviso que dará a opção de não participação, caso eles queiram assim. Até lá, os testes e feedbacks serão utilizados para melhorias até o lançamento oficial.
A perspectiva é de que até o segundo semestre de 2024 o Google elimine, de forma gradual, todos os cookies de terceiros, iniciando pelo Chrome.
Além disso, o Google espera lançar as APIs do Privacy Sandbox para desenvolvedores até o terceiro trimestre de 2023 para que dê tempo para que as adaptações sejam realizadas no Chrome, porém no início do ano uma prévia do Privacy Sandbox para Android já havia sido introduzida mostrando que as coisas estão andando.
Inclusive o Google disponibiliza uma linha do tempo para que os interessados possam acompanhar o andamento do projeto.
“Melhorar a privacidade das pessoas, ao mesmo tempo em que dá às empresas as ferramentas de que precisam para ter sucesso online, é vital para o futuro da web aberta”, “À medida que a comunidade da web testa essas APIs, continuaremos ouvindo e respondendo aos comentários”, finaliza Chavez.