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Como fazer marketing sem rastrear os seus clientes

Se você é um profissional da comunicação, da área de tecnologia ou um empreendedor, já sabe de todos os artifícios que são utilizados para impactar as pessoas na internet. Muitas vezes as empresas utilizam dados de clientes e usuários da internet para exibir anúncios segmentados. Ou para enviar e-mails, fazer ligações, mandar SMS, etc.

Porém, essa estratégia de “perseguir” as pessoas está ficando ultrapassada, principalmente após a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Se soma a isso o fato do Google querer dar fim ao uso de cookies de terceiros no Google Chrome, o que dificulta o rastreio das atividades das pessoas na web.

A partir de 2022, os usuários do Chrome serão menos rastreados e as empresas terão menos informações para suas campanhas de tráfego pago, por exemplo. A boa notícia é que é possível se adaptar e continuar vendendo pela internet.

 

Por que ter cuidado com os cookies

 

A LGPD já está em vigor e exige um certo cuidado com a privacidade se você tem um site que utiliza cookies. Digamos que você tem um portal de notícias e seus cookies analisam a sua audiência para depois você vender seu espaço publicitário para as pessoas certas. Ou então você tem um e-commerce e seus cookies acompanham as páginas de produtos vistas pelas pessoas.

É preciso ter um banner de consentimento de cookies em seu site, seja ele um portal ou uma loja. Esse banner vai permitir que a pessoa escolha se aceita o uso de todos os cookies, de alguns deles ou nenhum.

A ferramenta de Gestão de Cookies da Privacy Tools é a ideal se você utiliza cookies em seu site e quer que ele esteja em conformidade com a LGPD sem complicações. A partir de uma interface de fácil integração, a plataforma disponibiliza aos visitantes do seu site o controle e o gerenciamento sobre o uso desse recurso.

Incentive o cliente e falar sobre si mesmo

 

Além de informar seus usuários sobre os cookies e dar o poder de escolha, você também precisa não depender do rastreamento para conhecer seus clientes. É ótimo incluir seu cliente na conversa e demonstrar seu interesse de uma forma mais humana.

Pesquisas de opinião, pesquisas sobre preferências, mensagens nas redes sociais… Tudo isso ajuda você a saber do que o seu cliente gosta, o que ele procura, quais problemas têm, o que espera da sua empresa.

 

Sempre busque melhorar a experiência

 

Quando você deixa que o cliente escolha se quer aceitar os cookies, se quer fazer parte da sua lista de e-mails, de sua lista de transmissão no WhatsApp, entre outros, você melhora a experiência dele com sua marca.

Ao se comunicar com as pessoas somente sobre assuntos que elas querem saber, e enviar e-mails e mensagens somente quando autorizado, você eleva o nível do relacionamento. Assim você evita ruídos, pedidos para sair da sua lista e reclamações sobre sua empresa na internet.

Utilize a internet a favor do seu negócio para gerar uma boa experiência e use as ferramentas digitais para estar em conformidade com a LGPD!