A sua empresa já conta com políticas organizacionais? Elas são super importantes para deixar os clientes bem informados e orientar os funcionários. Além das famosas Políticas de Privacidade e Políticas de Cookies, que dizem respeito aos dados, existem ainda muitas outras, como Políticas de Vendas, Políticas de Recursos Humanos, etc.
Vamos nos ater às duas primeiras, pois são fundamentais para uma cultura de privacidade e proteção de dados. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) chegou há pouco, mas já está exigindo que as organizações olhem com atenção para esse assunto, buscando assim evitar sanções e multas, além dos danos à imagem.
Mais transparência
A nova lei brasileira de proteção de dados dá muito mais autonomia aos cidadãos sobre suas informações pessoais. Eles agora podem pedir a exclusão, alteração e anonimização de seus dados para qualquer empresa que tenham um relacionamento.
Quando você investe em uma boa Política de Privacidade, você aumenta a transparência na relação com seus clientes, parceiros e funcionários. A sua Política irá explicar como é feita a coleta de dados, por que é feita e quais são os direitos de cada pessoa sobre as informações.
Alinhamento de expectativas
Digamos que uma pessoa deixou o próprio e-mail para receber um material de sua empresa, mas acabou recebendo diversas newsletters que não queria. Ou então pediu um orçamento por telefone e parou numa lista para receber SMS.
A sua Política pode deixar mais transparente para o seu cliente como os dados são utilizados e explicar que ele pode alterar essas permissões no momento que desejar. Especifique os canais para pedir alterações relacionadas a mailing e coloque nas suas Políticas quem é o Encarregado de Dados/DPO.
Maior adequação à LGPD
Quando você escreve suas Políticas de Privacidade e Políticas de Cookies, você explica para os cidadãos como é feito o tratamento de dados, quais são as medidas adotadas para proteger as informações e quem tem acesso aos dados.
Tudo isso faz com que a relação com as informações pessoais seja muito mais efetiva e muito mais segura. Por isso, ao investir na criação das suas Políticas, você torna a sua empresa mais comprometida com a privacidade e em maior conformidade com a LGPD.
Informações para o time interno
Não apenas para o seu cliente servem as Políticas de Privacidade. Elas também são um guia importante para que seus funcionários saibam como tratar os dados pessoais e quais direitos eles têm em relação ao uso das informações.
A mesma coisa vale para seus parceiros e fornecedores. Por isso, esse documento deve ser acessível não só ao time, mas aos terceirizados também.
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