No último dia 30 aconteceu mais um evento online e gratuito promovido pela Privacy Tools que abordou o tema LGPD no varejo. O evento que foi conduzido por Jean Vasconcelos, da Privacy Tools contou com a presença dos especialistas do cenário de proteção de dados Clayton Soares, da Pague Menos; Carmina Hissa, da Hissa & Galamba Advogados; e Paulo Vidigal, da Prado Vidigal Advogados.
Confira os destaques desse evento
Carmina inicia o evento falando a respeito do desafio que a LGPD representa para o varejo que por sua natureza de negócio físico, possui diversos processos que envolvem dados pessoais, desde as lojas físicas até a logística de entregas dos produtos através das transportadoras.
“Essa logística muitas vezes envolve muitos dados pessoais, muito compartilhamento de dados, como por exemplo, motoristas, o transporte em si, os parceiros que vão fazer essas entregas. E aí a gente precisa também ter, por outro lado, além do aspecto das lojas físicas, a gente também tem o site, o e-commerce, então a gente precisa analisar dentro da LGPD a plataforma, porque aí a gente tem a privacy by design, a gente precisa analisar onde há hospedagem, quais são os requisitos de segurança que estão ali, então quando a gente fala em LGPD no varejo, a gente precisa analisar cada um desses aspectos e tratar esses dados dentro da legislação, dentro da LGPD, ou seja vamos coletar os dados apenas que forem necessários”, disse Carmina.
Jean inicia a roda de conversas perguntando a Clayton sobre quais ações preventivas devem ser tomadas no varejo em relação ao tratamento de dados pessoais.
“Segurança da informação, ela tá muito bem fundamentada em um conjunto de normas e melhores práticas que o mercado já adota a muito tempo, e que as empresas demoraram um pouco para acordar, e enfim, começar a seguir, começar a se preocupar e começar a implementar”, “Cada empresa tem as particularidades, e enfim tem a sua jornada. Mas a gente tem uma jornada de segurança da informação que depois se complementa com essa jornada de privacidade de proteção de dados, então isso faz com que a gente já tenha um caminho a seguir, claro, com a ajuda das pessoas dos profissionais qualificados das empresas qualificadas para apoiar a gente nessa jornada até para priorizar o que que precisa ser feito”, explica Clayton.
Impacto da Lei Geral de Proteção de Dados no Varejo
Jean então segue questionando Carmina sobre como ela acredita que as mudanças desde a LGPD, impactaram no varejo.
Carmina responde que “A demanda em termos de consumidor é muito grande, então a ANPD, a LGPD ela trouxe isso, e trouxe o reforço da fiscalização. Então o varejo hoje que que iria ser fiscalizado apenas pelo órgão de Defesa do Consumidor ele hoje também vai ser e pode ser fiscalizado pela ANPD, então existe sim um reforço aí”.
Jean continua a rodada de perguntas questionando Paulo sobre a importância da gestão de dados pessoais nessa realidade onde empresas, na tentativa de propiciar uma melhor experiência ao usuário, acabam por coletar muitos dados.
Paulo então responde: “Só para citar um caso específico a gente pode pensar aí na coleta de cookies dentro de um site. Então você entender como que o usuário médio navega ali nas suas páginas, isso pode ser bem relevante para você entender como melhor você posicionar seus produtos ali dentro. Quais produtos têm relação, como que você consegue fazer uma venda mais interessante”.
“A gente vai começar a ver que as nossas atividades são mais assertivas, a gente tem economia e de custo porque a gente planejou nossos processos de uma forma melhor, e sobretudo a gente fortaleceu a nossa reputação porque a gente criou essa relação de confiança com o usuário”, finaliza Paulo.
Confira todos as transmissões
Todas as transmissões anteriores, assim como “LGPD no Varejo” na íntegra, estão disponíveis no canal do Youtube da Privacy Tools.