Skip to the content Solicite demonstração

Manage your privacy program with one of
the most complete and reliable tools on the market

Test our platform
x
PrivacyTools - LGPD PrivacyTools - LGPD - Menu
  • en
    • br
Ask for demonstration Login
  • About
  • Solutions

    Marketing & Privacy UX

    • Cookies Management Manage cookies and make your portal compliant
    • Policy Management Create and manage your site policies

    Privacy Management

    • Consent Management Register and manage universal consent
    • Holders' Requests DSAR - Respect the rights of data subjects
    • Audit Management Generate monitoring reports for your projects

    Governance and Compliance

    • Incident Management React quickly and provide appropriate notifications
    • Data Mapping Promote inventory, transfers and DPIA
    • Data Discovery Discover, analyze and correct data at scale
    • ESG Define and carry out the controls, actions and strategies of your ESG program
    • AI Governance Centralize, manage, and ensure compliance for your AI projects
  • Government
  • Resources
  • Blog
  • Contact us
  • Login
  • About
  • Solutions
  • Government
  • Resources
  • Blog
  • Contact us
Coleta de dados
Categories
Blog

O que você precisa saber sobre a coleta de dados.

  • Post author By Privacy Tools
  • Post date 17/08/2020
Tempo de leitura estimado (em minutos):

Índice

  1. O que é a coleta de dados?
  2. Como fazer uma coleta de dados?
    1. Faça um planejamento
    2. Defina os objetivos da coleta de dados
    3. Escolha seu público-alvo
    4. Escolha os locais de coleta
    5. Faça a análise de dados

Coleta de dados: Os dados são essenciais para qualquer empresa, independente do seu tamanho e segmento no mercado, seja comércio, indústria, empresa de coleta de lixo hospitalar, entre outros.

Afinal, são esses dados que os empreendedores usam como base para tomar decisões e desenvolver estratégias, assim como para acompanhar e monitorar investimentos e ajustar ações e processos necessários.

Quando uma empresa tem um embasamento correto e detalhado, ela pode passar a tomar decisões mais assertivas e desenvolver estratégias que atinjam o seu público-alvo de maneira simples e precisa!

Ou seja, já percebemos que os dados são fundamentais para a sobrevivência sustentável de uma empresa. E para ter esses dados sempre que possível, é essencial fazer a coleta de dados.

Abaixo, você verá tudo o que precisa saber sobre a coleta de dados. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é a coleta de dados?

Basicamente, a coleta de dados é um processo que se consiste em obter, por meio de determinadas técnicas e métodos, informações e pesquisas que são capazes de auxiliar a empresa em diversos aspectos.

Uma empresa de manutenção em disjuntores pode utilizar a coleta de dados para fazer planejamentos, análises, experimentações, direcionamentos e estudos, entre outras diversas possibilidades.

Dessa forma, ela consegue alcançar resultados que acompanhem o mercado, impactem seus clientes e gerem resultados de forma positiva. Com uma boa coleta e análise de dados, uma empresa consegue alcançar o sucesso!

Como fazer uma coleta de dados?

Agora que você já sabe sobre a coleta de dados, confira abaixo algumas dicas para realizar a sua própria coleta:

Faça um planejamento

Primeiro de tudo, é essencial desenvolver um plano com todas as projeções e atividades de realização da coleta de dados. Assim, será possível ter uma boa estruturação das etapas do processo, além de ampliar a clareza sobre as informações que serão coletadas.

Defina os objetivos da coleta de dados

Após realizar um planejamento detalhado, o próximo passo é definir quais serão os objetivos da coleta. Essa etapa é fundamental, pois vai possibilitar um maior conhecimento para o foco da organização.

Escolha seu público-alvo

Também é importante definir quem será o seu público-alvo analisado, que por sua vez, se trata de um grupo de pessoas que possuem determinada necessidade.

Com um público-alvo bem estruturado, a empresa terá uma margem maior daquilo que deseja analisar.

Escolha os locais de coleta

A próxima etapa é definir quais serão as referências bibliográficas. Se sua empresa trabalha com comissionamento de equipamentos, por exemplo, é possível escolher entre as redes sociais, histórico de arquivos e buscas, mecanismos de pesquisas, dados estatísticos, entre outros.

Faça a análise de dados

Após a coleta de dados, também é fundamental fazer uma análise para verificar as informações obtidas. Assim, sua empresa pode se basear nas melhores referências para tomar suas decisões!

Agora que você já sabe de todos os detalhes da coleta de dados, o que acha de começar a sua pesquisa agora mesmo e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Autor

  • Ptools Prancheta 1 2 - Privacy Tools
    Privacy Tools

    Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

    View all posts
  • Tags coleta de dados, gdpr, lgpd, PrivacyTech, proteção de dados
Avatar of Privacy Tools

By Privacy Tools

Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

View Archive →

Posts relacionados

PrivacyTools - LGPD

Cultura da privacidade em Marketing e UX Design


← Ainda não se adequou? Veja o que você precisa saber sobre a LGPD → 4 casos de uso de blockchain para quem quer otimizar processos.





Marketing & UX

  • Cookie management
  • Policy management

Privacy management

  • Consent Management
  • Holders' requests
  • Audit

Governance and compliance

  • Incident management
  • Data mapping
  • Data discovery
  • ESG
  • AI Governance

Social networks

  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Code of Ethics

© Privacy Tools 2025 PrivacyTools - LGPD