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O impacto da privacidade na experiência do cliente

  • Autor do post Por Privacy Tools
  • Data de publicação 06/03/2023
Tempo de leitura estimado (em minutos):

No Brasil, cada vez mais negócios estão surgindo e trabalhando na adequação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os empreendimentos procuram formas diferentes de trabalhar com o cliente e na sua receptividade enquanto na sua plataforma digital para causar uma boa impressão e continuar sendo a prioridade comercial deste interessado.

A privacidade não é restrita somente aos riscos como vazamento de dados ou acontecimentos causados por infratores. A privacidade também é o respeito pelos direitos do consumidor. Entre os princípios da LGPD está a defesa do consumidor, presente no sexto fundamento. Desde já, vamos para o impacto. 

O que é experiência do cliente?

De forma geral, uma experiência é uma reação depois de algo vivido, seja programado ou não. Quando falamos de Customer Experience (CX), ou  Experiência do Cliente, é a atribuição dada a tudo aquilo que foi percebido  e captado depois que determinado cliente interagiu com tal empresa. 

Existem algumas técnicas estratégicas que medem a experiência do cliente,   que  podem ser refletidas na publicidade digital. Algumas delas fazem o uso de dados  e identificam um padrão de consumo e/ou interesse do seu cliente quando presente em sua plataforma digital. 

Um  exemplo disso são os cookies, que os usuários podem permitir durante a sua navegação. Eles são focados na experiência do usuário e fazem com que o usuário tenha seus dados cadastrais salvos já para outras vezes. 

Com uma impressão positiva, há uma maior probabilidade desse cliente indicar o seu negócio e continuar consumindo. Quem iria confiar no compartilhamento de dados com uma empresa que recentemente sofreu um ataque de violação de dados? É melhor não correr o risco. Não cuidar da privacidade é um risco sério à sua reputação. Sabendo disso, prosseguimos. 

Entre em conformidade com Privacy Tools

Adoção da comunicação transparente

As finalidades previstas pela LGPD são um ponto essencial no tratamento correto da privacidade, entre elas está a transparência. Todas as empresas precisam praticar o que está previsto em seus termos. Aquilo que o cliente tem direito, deve constar nos processos de venda, marketing e atendimento do negócio. 

Como comentado acima, dentre os fundamentos da LGPD está a defesa do consumidor.  Além disso, o titular dos dados tem o direito de requisição de exclusão de dados, conferir os seus dados e a confirmação da existência de tratamento.

Personalização de conteúdo 

Para que um atendimento customizado seja feito, é preciso que haja um cadastro prévio. Durante o processo de cadastramento, dados são enviados visando à criação de um usuário nesta conta e daqui terá o começo de uma personalização mais aprofundada. 

Neste período, não é incomum que algumas empresas que trabalham com serviços prestados e/ou vendas de produtos, tenham abas que buscam segmentar o usuário para que haja um trabalho voltado ao marketing personalizável. 

Por exemplo, durante o registro em uma loja de produtos gerais, você pode preferir  produtos voltados à moda e dali receber uma recomendação de itens do tema escolhido. 

Com uma maior qualidade de dados e direcionamento de promoções, alinhado ainda  com uma segmentação dos clientes, há uma maior probabilidade de taxa de conversão.

Experiência do cliente se beneficia da customização

Outra situação é a de promoções personalizadas. Quando um cliente de uma loja fazaniversário, alguns descontos são aplicáveis naquele dia. Para que o estabelecimento saiba que o seu aniversário é naquela data, é porque foi fornecida essa informação. O simples ato de receber uma personalização única, pode causar uma reação boa ao consumidor, por mais que tenha toda uma coleta de dados envolvida. 

Na era da privacidade, todo o cuidado é pouco. A adoção de ferramentas de segurança digital, treinamento e principalmente, a adequação à LGPD fazem com que a experiência do cliente seja melhor. 

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  • Ptools Prancheta 1 2 - Privacy Tools
    Privacy Tools

    Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

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