Controle seu programa de privacidade
com a mais completa ferramenta nacional


    Teste grátis

    Para continuar, preencha seus dados e entraremos em contato.







    x
    Categorias
    Blog

    Como treinar funcionários para lidar com informações confidenciais

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Responsabilidade e comprometimento são duas palavras que toda empresa deve seguir firmemente em todos os âmbitos de atuação da empresa. Estar inserido dentro de um ambiente de trabalho é estar comprometido com nossa capacitação. 

    Para melhorar a relação dos funcionários com diferentes plataformas, é comum que treinamentos sejam feitos para garantir uma maior facilidade no dia a dia da empresa. Quanto mais conhecimento sobre um assunto – mesmo que não seja sua área de atuação – maior a habilidade em aconselhar e aplicar tais informações coletivamente e individualmente.  

    Os funcionários de uma empresa devem ser treinados em diferentes aspectos, além de tudo aquilo que sabem fazer em sua profissão. Sendo assim, vários treinamentos de segurança são feitos – e em todos é refletido os riscos de erros humanos. Eles visam uma maior colaboração entre os empregados, com um só objetivo: diminuição de incidentes.

    Em todas as áreas de uma empresa, diversos riscos podem existir. Acidentes físicos, vulnerabilidades digitais, fraudes, invasão de dados, inadequação de leis aplicáveis aos negócios, entre outras questões que uma empresa deve lidar. Sabendo disso, como os funcionários podem ser treinados para lidar com informações confidenciais? 

    Confiança entre várias partes da empresa e entendimento da equipe

    Quando algo é confidencial, somente pessoas autorizadas conseguem lidar com determinada informação. O compartilhamento de informações confidenciais só deve acontecer com pessoas que entendam o que deve ser feito com elas – em plataforma digital ou física. Depois de utilizada a informação, onde ela deveria ser mantida? É uma questão que somente uma pessoa treinada saberia. É o protocolo da empresa.

    Diversos processos de conformidade devem ser seguidos e realizados por aqueles que cuidam da questão da privacidade do seu negócio – na mesma medida que devem saber quem é o responsável por tal. Otimize o processo de relacionamento de grupo para que a adequação ocorra de uma forma mais prática depois de percebida a informação confidencial.  

    Conhecer todos os processos da sua empresa, seja você um funcionário ou o dono, tornará mais fácil lidar com tudo que a LGPD propõe e trará uma redução de riscos. Vamos, então, para uma demonstração dela em sua empresa de uma forma que os seus usuários percebam a legislação. 

    Treinamentos e palestras sobre informações confidenciais

    É preciso ter uma conexão do tema com o que acontece dentro da sua empresa. Sabendo da aplicação da LGPD para instituições que lidam com informações pessoais, todos que estão na empresa precisam ter um conhecimento prévio do que é a lei, seus conceitos e penalidades. 

    Erros humanos, apesar de não serem intencionais, são prejudiciais para toda uma empresa. Além disso, haverá um comprometimento profissional para aquele que cometeu o erro. Para evitar ao máximo que algo do gênero ocorra, é preciso treinamento – por meio de workshops, palestras ou cursos.

    Vale dizer que, para as atividades ocorridas online, não há nenhuma garantia de que de fato está sendo assistido. É um processo de cultura organizacional. É preciso ter transparência em todos os setores. 

    Perceber como uma questão competitiva

    Ter medidas para a proteção de seus dados dos clientes é uma das formas – apesar de obrigatória – de garantir maior confidencialidade daqueles que mantêm seu negócio vivo. 

    Sua reputação e marca tornam-se fortalecidas. Imagina a seguinte situação em que é descoberta a não-adequação da sua empresa com a LGPD e/ou incidentes de segurança. Aqueles que possuem algum tipo de registro com o seu negócio não vão se sentir seguros. A situação torna-se ainda pior quando os dados confidenciais são voltados ao financeiro e comprometem questões além da identificação. 

    Posts relacionados





    ×