Seu salão de beleza já está adequado à LGPD? Já em vigor, a Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709 é aplicável para todas as operações de tratamento de dados realizadas por pessoas naturais ou jurídicas. De um modo que é válido para qualquer meio – físico ou digital – desde que o tratamento seja realizado no Brasil.
Em outras palavras, qualquer empresa que faz registro de dados como nome, telefone, CPF, e-mail, endereço, entre outros deve estar adequada com a lei. Levando em consideração que alguns dados são essenciais e outros nem tanto, a existência de apenas algumas informações já é um elemento que demanda o processo de adequação.
Principais conceitos da LGPD para salão de beleza
A comunicação é o primeiro passo. A Lei Geral de Proteção de Dados é um tema complicado e que engloba vários riscos em que todas as partes devem estar fortalecidas com medidas de segurança.
Conscientize o público e mostre que o salão de beleza que elas(es) estão frequentando está seguindo todas as medidas da lei. É importante a existência de termos visíveis para todos os clientes que demonstram a finalidade da coleta e o que é feito com os dados que são pedidos no salão de beleza.
1. LGPD em salão de beleza: finalidade do uso de dados
Focado mais em plataformas digitais, assim como plataforma de entrega, sites de agendamento, ou qualquer outro meio em que os dados são fornecidos por parte dos clientes.
É de interesse deles saber o que será feito com os dados e quais são os processos de segurança que asseguram-os. Agora, para saber qual deve ser o processo de segurança do seu sistema de dados, é recomendado que tenha uma tecnologia protetiva e gestora ao seu dispor, como é o exemplo de uma PrivacyTech.
2. Necessidade da coleta
A solicitação de dados de titulares não é tão ampla quanto outros serviços. Por exemplo, não deve haver uma solicitação pelo endereço de entrega quando já se é agendado em um salão. Alguns dados podem pedidos, sendo alguns deles optativos:
– Nome completo
– Telefone
Estes últimos podem ser utilizados pensando na divulgação do salão, desde que haja consentimento da parte que recebe as promoções. Todos os dados citados acima são considerados pessoais, que servem para identificar uma pessoa.
O cliente de um salão de beleza também tem o direito de eliminar os seus dados do sistema. Em plataformas digitais, é mais fácil de ser realizado. Com os dados excluídos, promoções não poderiam ser mais enviadas e o nome da pessoa seria riscado do sistema. Tenha conhecimento de que é um direito do titular dos dados.
Conheça a Privacy Tools e adeque seu salão de beleza à LGPD
Por fim, tenha ao seu dispor uma ferramenta, como a Privacy Tools, que auxilia na adequação à LGPD com recursos como Mapeamento de Dados, Políticas de Privacidade, entre outros.
Ou seja, você conta com um time de experts na lei para dar suporte no uso da plataforma e auxiliar para que os dados dos clientes do salão estejam seguros contra mau uso ou vazamentos.