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    Toda loja online precisa ter uma política de privacidade?

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Empreender na internet por meio de lojas virtuais é uma tendência. Depois que a LGPD entrou em vigência, a procura por profissionais que entendem do assunto aumentou. Antes, a privacidade era um diferencial. Hoje é uma obrigação.

    Afinal, o que é uma política de privacidade e quão necessária é numa loja online?

    A política de privacidade faz parte de uma estruturação que ajuda na proteção de dados e na asseguração dos direitos de privacidade. Em outras palavras, a loja ou qualquer outro negócio online dá sua versão sobre as práticas utilizadas, como é feita a coleta, armazenamento e informações e como elas estão seguras.

    Devem estar de acordo com as leis no Brasil, seja a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) voltada para o ramo da privacidade, o Código de Defesa do Consumidor, e o Marco Civil da Internet. 

    A transparência, prevista pela LGPD, fez com que as políticas falassem de seus métodos. Tenha cuidado para que tudo que for atualizado na sua loja seja aderente aos princípios da LGPD. Além da transparência, alguns dos princípios da LGPD que devem estar presentes na sua loja virtual:

    • Finalidade;
    • Necessidade
    • Consentimento

    Trabalhar sozinho neste aspecto pode ser complicado. Conte com a Privacy Tools para ajudar na criação de uma política adequada.

    O que deve conter na minha política de privacidade?

    Em e-commerces, quando os usuários dão prosseguimento às suas compras, acabam por criar um cadastro e colocar suas informações. Dentre as informações que a loja pode pedir estão: nome, CPF, e-mail, telefone, endereço de entrega, entre outros.

    Ter uma política de privacidade traz a confiança de que os dados que ali se encontram estarão mantidos em segurança e que não serão compartilhados com terceiros, com exceções que devem ser comunicadas ao usuário.

    Um exemplo de boa prática é dizer que em suas políticas, todas as informações são criptografadas, algo que os grandes negócios estão seguindo. Ou seja, são várias estratégias de proteção de dados que podem estar encaixadas nas plataformas.

    A tarefa de criar uma loja virtual é muito mais complicada do que parece! O criador deve estar atento e adquirir conhecimentos em áreas que não são a dele. Além de entregar uma ótima experiência, é preciso fazê-lo de acordo com as leis.

    Como são feitas as políticas de privacidade das lojas online?

    Nas políticas de privacidade, é comum que a loja online explique sobre os cookies, suas utilidades e que transpareça a privacidade das informações coletadas. Cada loja tem seu estilo de vendas, mas todas elas devem ter uma comunicação simples para que os consumidores entendam a forma como é tratado os seus dados.

    Outra questão importante é não copiar uma política de privacidade de um ramo que não é seu. Uma rede social faz a coleta de uma forma diferente que uma loja, então nunca copie nada dela.

    Referente aos pagamentos, é preciso reassegurar os dados de cartão de crédito estão seguros e não serão compartilhados. Sobre o cadastramento, deixe claro que nenhum dos dados é vendido para terceiros.

    Informações referentes à remoção dos dados pessoais devem também estar alinhadas. É direito dos usuários fazer requerimentos para a eliminação de uma informação a qualquer momento.

    Autor

    • Ptools Prancheta 1 2

      Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

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    Por Privacy Tools

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