Pular para o conteúdo Solicite demonstração

Controle seu programa de privacidade
com a mais completa ferramenta nacional

Teste a nossa plataforma
x
PrivacyTools - LGPD PrivacyTools - LGPD - Menu
  • br
    • en
Solicite demonstração Entrar
  • Sobre
  • Soluções

    Marketing & Privacy UX

    • Gestão de Cookies Administre os cookies e deixe seu portal em conformidade
    • Gestão de Políticas Crie e faça a gestão das políticas do seu site

    Gestão da Privacidade

    • Gestão de Consentimento Registre e gerencie o consentimento universal
    • Pedidos dos Titulares DSAR - Atenda os direitos dos titulares de dados
    • Gestão de Auditoria Gere relatórios de acompanhamento dos seus projetos

    Governança e Compliance

    • Gestão de Incidentes Reaja de forma rápida e providencie as devidas notificações
    • Data Mapping Promova inventário, transferências e DPIA
    • Data Discovery Descubra, analise e corrija dados em escala
    • ESG Defina e realize os controles, ações e estratégias do seu programa de ESG
    • Governança de IA Centralize, gerencie e garanta a conformidade dos seus projetos em IA
  • Governo
  • Materiais
  • Blog
  • Contato
  • Entrar
  • Sobre
  • Soluções
  • Governo
  • Materiais
  • Blog
  • Contato
Blog posts incidentes Prancheta 1 copia 16 1 - Privacy Tools
Categorias
Blog

Melhores Práticas em Incidentes com Dados Pessoais para Organizações

  • Autor do post Por Privacy Tools
  • Data de publicação 16/11/2023
  • Post fixo
Tempo de leitura estimado (em minutos):

Já é de conhecimento geral, que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) envolve uma série de medidas que devem ser tomadas e validadas nas organizações que tratam dados pessoais, variando claro, de acordo com as particularidades de cada empresa. No entanto, mesmo com as melhores medidas de segurança, é possível que ocorram incidentes envolvendo dados pessoais. 

Diante desse panorama, como parte dos processos de gestão de incidentes da empresa, o agente de tratamento deve estabelecer responsabilidades e procedimentos para a identificação e registro dos incidentes de dados pessoais. É necessário elaborar esses procedimentos com base nas melhores práticas de resposta a incidentes, as quais incluem:

1. Avaliação do incidente

É necessário avaliar a natureza e a gravidade do incidente. Incluindo assim a identificação dos dados pessoais afetados, o tipo de acesso ou uso indevido que ocorreu, e as possíveis consequências para os titulares de dados.

2. Contenção do incidente

Após avaliar o incidente, é importante tomar medidas para conter e evitar sua propagação. Incluindo assim, a interrupção do acesso aos sistemas afetados, a recuperação de dados e a comunicação com os titulares dos dados. 

A organização deve tomar medidas de contenção do incidente de forma rápida e eficaz para minimizar os danos.

3. Investigação do incidente

É importante investigar a causa do incidente para identificar as vulnerabilidades que permitiram a ocorrência do incidente. Essa investigação pode ajudar a organização a tomar medidas para prevenir a ocorrência de incidentes semelhantes no futuro.

4. Comunicação com os titulares dos dados

A organização deve comunicar à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e aos titulares dos dados afetados qualquer incidente envolvendo dados pessoais. A comunicação deve ser clara e concisa e incluir informações sobre a natureza do incidente, os dados pessoais afetados e as medidas que a organização irá tomar para proteger esses dados.

Sendo assim, a comunicação eficaz durante um incidente é crucial para minimizar danos, proteger a reputação da sua empresa e manter a confiança dos seus clientes. 

Aproveite para baixar o e-book Guia prático de como comunicar um incidente. Não deixe que a comunicação de incidentes seja um ponto fraco na segurança do seu negócio.

Autor

  • Ptools Prancheta 1 2 - Privacy Tools
    Privacy Tools

    Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

    Ver todos os posts
  • Tags comunicação, dados pessoais, incidente, lgpd, privacytools, procedimentos, processo de gestão de incidentes, titulares de dados
Avatar de Privacy Tools

Por Privacy Tools

Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

Ver arquivo →

Posts relacionados

PrivacyTools - LGPD

Como funciona a LGPD para agências de comunicação?

PrivacyTools - LGPD

Sua estratégia de e-mail marketing visa a proteção de...


← RIPD: A importância da sua elaboração para a Proteção de Dados na LGPD → Black Friday 2023: Mantenha os dados dos seus clientes em segurança durante as compras





Marketing & UX

  • Gestão de cookies
  • Gestão de políticas

Gestão da privacidade

  • Gestão de consentimento
  • Pedidos dos titulares
  • Auditoria

Governança e compliance

  • Gestão de incidentes
  • Data mapping
  • Data discovery
  • ESG
  • Governança de IA

Redes sociais

  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies
  • Código de ética

© Privacy Tools 2025 PrivacyTools - LGPD