Controle seu programa de privacidade
com a mais completa ferramenta nacional


    Teste grátis

    Para continuar, preencha seus dados e entraremos em contato.







    x
    Categorias
    Blog

    O que é a Tecnologia Blockchain e como ela funciona?

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Pode-se dizer que a tecnologia blockchain é um livro razão público. Ele faz o registro de transações, de forma que esse registro seja imutável e confiável. Ele registra diversas informações, como quantias de moedas, quem as enviou, quem as recebeu, quando foi realizada a transação e em qual lugar ela ficou registrada. 

    O nome blockchain remete à uma cadeia de blocos. Isso se dá, pois os conjuntos de informações são armazenados em blocos carimbados com um registro de tempo e data. A cada período de tempo, é formado um novo bloco de transações que se liga ao bloco anterior. Esses blocos dependem uns dos outros, formando uma cadeia de blocos. Dessa forma, a tecnologia torna-se perfeita para o registro de informações que precisam de grande confiança.

    A rede do blockchain é formada pelos chamados mineradores. Eles emprestam poder computacional para a rede, tornando possível a verificação e registro das transações no bloco. O minerador só pode adicionar uma transação no bloco se a maioria simples (50%+1) da rede concordar que aquela transação é legítima. É o consenso da rede blockchain.

    Como ela funciona?

    As informações contidas no blockchain não são armazenadas em um computador central, mas em milhares de computadores espalhados pelo mundo inteiro. Cada computador que faz parte da rede possui uma cópia integral do banco de dados, o que torna as informações nele inseridas seguras e confiáveis, pois não há um ponto único de ataque.

    Isso significa que não é possível roubar registros de transações e modificá-los, pois cada computador dessa rede possui um registro dessas informações. Caso uma única estação seja comprometida, a rede continuaria funcionando normalmente com quase nenhum impacto.

    O Hash.

    Todos os blocos de informações, possuem um resumo das informações que estão inseridas nele. O resumo do bloco é conhecido como Hash. O conteúdo de um bloco é formado por informações, hash do bloco anterior e hash do bloco. Conforme mais informações são transmitidas, elas vão aguardando na fila até serem inseridas em um bloco.

    O Hash do próximo bloco de informações precisa ser compatível com o hash do bloco anterior. Quando isso ocorre, os dois blocos se ligam e tornam-se dependentes uns dos outros. Assim, um bloco não pode ser modificado sem o consenso de toda a rede.

    Blockchain na prática.

    A tecnologia blockchain é perfeita para aquelas empresas que precisam registrar informações de forma confiável e transparente. 

    Na Privacy Tools, possuímos o módulo de Auditoria em Blockchain. Com ele é possível realizar o armazenamento de registros de sistema com segurança e com garantia de imutabilidade. De forma que ninguém conseguirá alterar o registro, uma vez que ele for concluído. A tecnologia blockchain permite ainda uma auditoria forense e apresentação de registros confiáveis como prova para a ANPD de que a empresa cumpriu requisitos de segurança e privacidade.

    Com esse módulo, é possível fornecer a Prova de Consentimento, que é uma das bases legais para tratamento de dados pessoais. Caso a empresa decida por utilizar essa base legal, o blockchain ajuda a fornecer uma prova inquestionável quanto ao consentimento realizado.

    Ficou curioso para ver como funciona a Auditoria em Blockchain da Privacy Tools? Faça o teste gratuito da plataforma!





    ×