PrivacyTools - LGPD - Linkedin
Categorias
Blog

Portal da Privacidade: ferramenta ajuda na comunicação com titulares

Se você tem um time na sua empresa dedicado à adequação com a LGPD ou está atuando sozinho para garantir a proteção de dados, já sabe que esse é um processo que leva tempo. Não só porque é preciso rever processos internos, mas também é necessário atender os titulares com suas demandas.

 

São muitas horas semanais dedicadas ao mapeamento de dados, à redefinição de processos, aos treinamentos. Por isso, toda ferramenta que possa ajudar a tornar o processo mais simples e mais rápido é bem-vinda.

 

Softwares especializados na gestão da privacidade não só deixam o processo de adequação mais fácil, como também ajudam a ganhar tempo. Isso resulta não só em uma empresa adequada em menos tempo, mas em um processo mais econômico.

 

A Privacy Tools conta com o módulo Portal da Privacidade, que serve para reunir informações importantes e facilitar a rotina do time de privacidade e proteção de dados da sua empresa. Ele pode ser acessado pelo time interno e também pelos titulares dos dados.

 

Solução exibe os dados coletados aos titulares

 

O módulo Portal da Privacidade unifica a Gestão de Consentimento e os Pedidos dos Titulares. 

 

Permite criar um espaço dedicado à comunicação e exibição de todos os dados coletados por sua empresa e consentimentos conferidos por seus usuários, fornecedores e demais pessoas identificadas como Titulares dos Dados.

 

Tudo isso é feito a partir do uso e configuração dos módulos Gestão do Consentimento e Pedido dos Titulares, também ofertados na plataforma Privacy Tools.

 

É uma forma de demonstrar transparência e manter a possibilidade de revisão de consentimentos concedidos e/ou revogados acessíveis aos titulares, sejam eles usuários, clientes, fornecedores ou parceiros.

 

Passo a passo para utilizar a ferramenta

 

1. Cadastre suas Finalidades

 

O consentimento é concedido ou rejeitado pelo titular a partir da análise de uma finalidade. É com essa finalidade (ou condição) que o titular consente ou não consente durante o seu ciclo de vida e relacionamento com a empresa.

 

2. Crie um layout e ative seu portal

 

Dentro do módulo você poderá criar um layout, escolhendo nome, idiomas, inserindo seu logotipo e outras opções para deixá-lo com a identidade da sua marca. Com o layout definido será possível ativar seu portal e personalizá-lo com preferências de uso.

 

3. Integra seu portal ao seu website ou app

 

Integração simples e rápida. Para integrar ao seu website opte pelo formato “link simples” ou “embutir via iframe”. No modelo de integração para aplicativos os formatos se diferenciam dependendo da tecnologia escolhida, mas basicamente é feito incluindo link em uma webview.

 

Para quem é destinado o Portal da Privacidade

 

Todas as empresas que operam no Brasil e tratam dados pessoais, independente do volume, estão sujeitas à LGPD. Ou seja, seja você um microempreendedor com uma loja online ou dono de uma grande empresa com franquias pelo país, você precisa se adequar.

 

As multas passarão a ser aplicadas a partir de agosto, e ainda está em discussão se pequenas empresas terão um tratamento diferente. Fato é que, com a aplicação da lei, a privacidade será algo ainda mais importante para os consumidores.

 

Investir em privacidade e proteção de dados não só mantém sua empresa longe das penalidades, mas melhora a imagem da sua organização e o relacionamento com os consumidores, cada vez mais informados sobre seus direitos.