Proteção de dados para seu time de Marketing e Vendas.

Desde que as estratégias de marketing passaram a ser utilizadas no ambiente digital, a captura e o uso de dados de clientes vem se tornando um componente essencial para um marketing bem-sucedido. A coleta, o gerenciamento e o aproveitamento desses dados influenciam diariamente as decisões tomadas pelos times de marketing e vendas. 

Conhecido como marketing orientado a dados, o novo formato faz com que as empresas tenham cada vez mais informações do cliente. O que é ótimo para entender o público e otimizar suas estratégias. Mas com as leis de proteção e privacidade de dados que surgem ao redor do mundo, é importante que as equipes aprendam como coletar e armazenar essas informações da maneira correta. Além de usar os dados do cliente com eficiência para extrair informações importantes.

Uma violação desses dados pode não ser apenas negativo no bolso de sua empresa, mas também pode diminuir a confiança que seus clientes possuem em sua marca. Estamos vendo constantemente empresas sendo multadas e noticiadas por vazamento de dados ou uso indevido. Muitas delas ficam marcadas por um extenso período por tais escândalos e outras nunca se recuperam, acabando por fechar suas portas.

Por que as empresas precisam de proteção de dados no marketing? 

Em uma equipe de marketing, normalmente, há trabalho com dados que envolvem clientes e contas, produtos, transações, etc. Esses dados irão afetar os insights do marketing e, portanto, afetar seu processo de tomada de decisão. A proteção de dados pode atuar como um controle de qualidade dos dados de seus clientes, permitindo que você opere com maior eficiência.

Dados de qualidade economizam tempo e dinheiro, permitindo aumentar a eficiência dos anúncios através da redução de duplicação e de erros. Você pode otimizar suas campanhas, alcançando o público-alvo com o conteúdo certo e oferecendo uma experiência que corresponda ao estágio do ciclo de vida de cada cliente e à sua jornada. 

A consistência, confiabilidade e repetibilidade dos dados significam que você pode definir métricas e KPIs consistentes em toda a organização. De forma que todos estejam na mesma página quando se trata de análises e relatórios. A governança e a proteção de dados garante a integridade dos dados, para que suas estratégias de marketing possam ser sustentadas mesmo quando o ambiente de negócios muda.

Confiança e clareza nos seus dados significam que você não perderá tempo com conjuntos de dados conflitantes, o que pode ter implicações legais e financeiras. A má qualidade dos dados pode levar a multas, sem mencionar a má publicidade. A governança e a proteção de dados garante que suas operações estejam em conformidade com as políticas e regulamentos de privacidade, como da Lei de Proteção de Dados (LGPD).

Desafio para os profissionais de marketing

É cada vez mais importante que os gestores de Marketing e Vendas assumam a liderança, a fim de garantir a governança e a proteção dos dados dentro de uma organização. 

Os dados dos clientes geralmente são armazenados em várias plataformas e diferentes formatos, tornando difícil conciliar, garantir consistência e implementar um protocolo de segurança uniforme. O uso de tecnologias desatualizadas de gerenciamento de dados, que não foram projetadas para atender aos padrões atuais de segurança de dados, torna a conformidade com as leis de proteção de dados mais desafiadora.

Ainda não se tem como cultura nas organizações o treinamento ou educação dos funcionários a respeitos da importância da governança de dados. Bem como o conhecimento para implementar medidas de segurança necessárias. Para gerenciar e proteger adequadamente os dados dos clientes, é necessário considerar como eles estão sendo coletados e armazenados. 

Vale ainda ressaltar: coletar mais dados não é necessariamente o melhor. Muita informação pode levar a erros e confusão, além de criar responsabilidades desnecessárias. É necessário que se defina claramente a necessidade de suas iniciativas de marketing e os KPIs associados. De forma que sejam coletadas apenas as informações necessárias para atingir o público certo, fornecer o conteúdo ou ofertas mais relevantes para corresponder às jornadas dos clientes e medir seus resultados. 

A implementação de proteção de dados no marketing

Devido aos dados utilizados pelo marketing, geralmente, serem coletados de diferentes fontes, é cada vez mais importante que as informações sejam armazenadas em um banco de dados centralizado. Pois, torna-se mais fácil garantir a conformidade quando você tem apenas um banco de dados para manter.

Uma plataforma centralizada de gerenciamento de dados do cliente, construída com privacidade by design, é a melhor maneira para as empresas manterem a governança de dados. Criptografando dados de ponta a ponta, controlando o acesso às informações e rastreando o uso.

Hoje no mercado encontramos diferentes ferramentas e plataformas de gestão de dados, mas nem sempre elas estão integradas aquelas dedicadas a coleta dos mesmos. A Privacy Tools, pensando num formato que atenda a empresa e todos os seus setores, num mesmo local, disponibiliza uma plataforma que atende a coleta, gestão, o uso e a entrega desses dados de forma correta, perante as leis gerais de proteção de dados. Pensando em times de marketing, vendas e UX, desenvolvemos as soluções: Monitoramento de Sites, Gestão de Cookies, Pedidos de Titulares e Gestão de Consentimento.