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    O impacto da LGPD no seu negócio local

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Criada para proteger a liberdade e a privacidade dos dados das pessoas, se você é empresário em solo brasileiro digital ou não, deve começar a se adequar à essa lei hoje mesmo.

    Como isso impacta o seu negócio? Leia o artigo até o final e entenda.

    A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor atualmente e tem a função de proteger a liberdade e a privacidade dos dados das pessoas, em todo o território brasileiro.

    Ou seja, se você é um empresário no Brasil, mesmo que você seja MEI, ou tenha aos dados dos seus clientes escritos manualmente numa ficha de papel, você precisa se adequar a essa lei o quanto antes, pois, quanto mais protelar essa adequação, maior o risco de altos prejuízos para o seu negócio local.

    Quais são os dados a serem protegidos?

    Desde os dados pessoais como nome, telefone, endereço, CPF e outros, também devem ser protegidos dados como endereço de IP, dados acadêmicos, dados de identificador de dispositivos, histórico médico, histórico de compras, entre outros.

    Quem precisa se adequar a LGPD?

    Todas as pessoas que estão em solo brasileiro e coletam dados, sejam de clientes e até mesmo de funcionários, desde os dados mais simples como nome e telefone, aos mais complexos e sensíveis como documentação e dados bancários.

    Se você tem um negócio local informal, você também precisa se adequar à LGPD, tal lei não diz respeito a formalidade ou informalidade do seu negócio, e sim sobre a coleta de dados, quaisquer que sejam as informações, de quaisquer pessoas.

    Se você tem uma escola infantil, seu cuidado com os dados das crianças tem que ser redobrado, pois os dados dos menores são considerados ainda mais sensíveis que os outros pela lei.

    Não importa o tamanho, ou formato do seu negócio, físico ou digital, você precisa ter um sistema de gerenciamento e segurança dos dados das pessoas que você coleta.

    Toda vez que você coletar dados, isso deve estar de acordo com a LGPD

    Todos os dados coletados têm que estar protegidos, inclusive aqueles internos de funcionários, é preciso ter uma gerência segura dessas informações.

    Os dados dos seus clientes também têm que estar em segurança, friso isso pois é de suma importância que não ocorram vazamentos, pois com a vigência dessa lei os consumidores também estão mais atentos.

    Essa gerência se torna cada vez mais complexa à medida que o seu número de vendas e de clientes aumenta, pois quanto mais dados você coletar, maior cuidado e complexidade.

    Vale ressaltar que os dados que você já tem coletados precisam ser adequados o quanto antes à LGPD também.

    Qual o impacto da LGPD no seu negócio local?

    Digital ou não, o seu negócio precisa começar a se adequar agora mesmo, porque essa lei está em vigor e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seus dados devido a muitas fraudes e golpes acontecendo.

    Ainda não temos noção da dosimetria da aplicação de multas da lei, já que ainda não existe uma jurisprudência sobre ela, mas a sanção diz que as multas de não adequação a LGPD vão de 2% do seu faturamento até 50 milhões de reais.

    Note que a multa é sobre o seu faturamento, e não sobre o seu lucro líquido, então o prejuízo se torna ainda maior e mais preocupante.

    Não espere a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados, o Ministério Público ou algum cliente te cobrar essa adequação, não esteja frágil a esse risco, você precisa começar o processo de adequação hoje mesmo.

    Agora que você sabe que precisa se adequar o quanto antes e que os prejuízos podem ser enormes, faça agora mesmo o teste gratuito para conhecer a nossa plataforma, que pode ser a solução para te ajudar a se adequar à lei o quanto antes e manter o seu negócio prosperando!





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